Seja para uma pequena rede de escolas de idiomas, faculdades regionais ou mesmo grandes grupos como são os casos das redes Estácio, Unip ou mesmo Anhanguera, todas elas podem aumentar a audiência e captar novos alunos por meio de uma estratégia de produção de conteúdo dentro do marketing educacional.
O Google movimenta milhares de pesquisas por hora no Brasil e as pessoas estão o tempo todo em busca de conteúdos originais e úteis, que sejam eficientes e respondam suas dúvidas de forma clara e direta. Como sua escola está nesse processo?
O conteúdo é rei no marketing educacional para atrair novos alunos
A imagem acima é o recorte do mês de maio de 2018, de um cliente no universo de educação que tinha pouca audiência mensal quando iniciamos o trabalho de marketing de conteúdo.
O gráfico que apresentamos é um recorte do Google Search Console, ferramenta do buscador americano que apresenta as principais informações de indexação e posicionamento de cada site.
De acordo com os dados, o site obteve 1.500 acessos orgânicos e apareceu para quase 24 mil pesquisas naquele período.
Agora, surpreenda-se com a evolução do tráfego 12 meses depois …
Os relatórios do Google apontam que o nosso site do segmento de educação obteve mais de 3 milhões de impressões durante os 31 dias de maio. Foram 199 mil acessos recebidos no período.
Isso mesmo, saltou de 1.500 visitas para 199 mil. Esse é o crescimento real que o marketing de conteúdo produz.
Interessante, não? E se esse crescimento acontecesse no site da sua faculdade ou escola? Quantos novos alunos estariam em suas salas? Você já fez um cálculo de quanto gasta por mês com ADs para atrair novos acessos ao seu site?
Nosso objetivo aqui é mostrar a nossa capacidade de gerar tráfego qualificado dentro do marketing educacional.
Benefícios do marketing de conteúdo para escolas e universidade
- Reconhecimento de marca
- Autoridade sobre o assunto
- Aumento no tráfego orgânico
- Redução de gastos com anúncios
- Redução no custo de captação de novos alunos
- Contribui para reter alunos
- Novas parcerias e oportunidades
Não queremos aqui te convencer sobre os benefícios, mas apenas relembrar o que a sua empresa ganha quando investe em uma boa estratégia de marketing educacional.
Reconhecimento de marca
Quando você atua na produção de conteúdo de resposta direta ou mesmo material épico que detalhe momentos históricos e personalidades, como são os casos de Platão, Segunda Guerra Mundial e outros episódios, sua marca vai aparecer para o público-alvo, ajudando-o em questões do seu dia.
Se o conteúdo for de qualidade, você começará ali uma relação de confiança com o leitor.
As pessoas tendem a comprar mais e confiar em marcas que elas já conhecem. Por isso que a produção de conteúdo é fator determinante para ajudar no reconhecimento de marca de universidades e escolas de todo o mundo.
Autoridade sobre o assunto
O Google criou um algoritmo desde o principio chamado de pagerank, os dados usados nele são mantidos como segredo de estado. Porém, já é possível fazer uma conexão entre a autoridade de domínio e o posicionamento orgânico.
Ou seja, sites que contam com uma boa nota de avaliação na autoridade de domínio têm uma tendência a ficar nas primeiras posições das respostas do Google.
Além disso, quando um site trata de um tema novo, ele pode não transmitir nenhuma confiança ao leitor. Porém, o marketing de conteúdo permite que uma universidade “fale” com o estudante antes mesmo que ele pense em se matricular.
Ela pode dar dicas de melhores empresas para trabalhar, melhores salários, detalhar informações sobre os cursos, passar dicas para entrevistas, apresentar um guia de profissões e muito mais.
Isso é apenas para mostrar o quanto que o marketing educacional pode ser bem amplo.
Aumento do tráfego orgânico
Com um trabalho de redação bem feito, a consequência será o crescimento no tráfego orgânico do site da escola, faculdade ou universidade.
Você precisará fazer um bom planejamento de conteúdo para detalhar conteúdos que são importantes na estratégia de marketing educacional. Qual é o seu público-alvo? Ao entender quem é a persona, ficará então mais fácil detalhar os temas que interessam a ela e baseará a sua redação nestes conteúdos.
Lembre-se de fazer uma planilha de gestão de conteúdo.
Ela será útil para definir os textos que serão produzidos, acompanhar os que já estão no ar e também para fazer relatórios futuros. Sim, o trabalho de marketing de conteúdo também exige uma auditoria constante para avaliar as temáticas que alcançaram o sucesso e aquelas que vão demandar mais atenção.
Se o planejamento for feito de forma correta, o tráfego orgânico começará a crescer a partir do 4º mês de ações. Se houver falha, você não notará diferença em 12 meses.
Os conteúdos que não derem efeito em quatro meses vão precisar de otimizações e ajustes, use os dados do Google Search Console para fazer esse diagnóstico e terá sucesso na estratégia de SEO dentro do marketing educacional.
Gostei do seu site, e vejo que seu conteúdo está bem organizado sobre SEO e marketing digital