Como fazer marketing de conteúdo?

Como fazer marketing de conteúdo

​Aprenda agora como fazer marketing de conteúdo

Essa é uma pergunta bem frequente quando estou conversando com amigos ou mesmo ao ministrar um curso ou uma palestra. Mesmo que essa seja uma estratégia já consolidada, muitos ainda desconhecem as técnicas de como fazer marketing de conteúdo. É o seu caso? Vou te ajudar.

Conhecimento é algo que deve ser compartilhado para que mais pessoas possam obter bons resultados na internet e melhor qualificar o setor, é nisso que eu acredito.

Com base nessa afirmação acima, vou explicar de forma básica os requisitos necessário de como fazer marketing de conteúdo e conquistar um tráfego orgânico qualificado para o seu site 🙂

Você vai aprender aqui:

  • Como fazer um planejamento eficiente de palavras-chaves?
  • Como produzir um bom conteúdo?
  • Qual o tamanho mínimo de um artigo?
  • Como forçar a indexação do seu conteúdo?
  • Como otimizar seu texto usando dados do Google Search Console?

Vamos lá? Pegue um papel e caneta para fazer anotações, é muito importante que você faça este tipo de trabalho, ajuda no aprendizado.

Como fazer um planejamento eficiente de palavras-chaves?

O sucesso ou fracasso da sua estratégia de marketing de conteúdo passa por um bom planejamento de palavra-chave.

Já vi algumas pessoas redigirem mais de 50 artigos em três meses e não conseguirem nem 100 acessos orgânicos. Por outro lado, uma estratégia bem montada pode gerar mais de 3 mil visitas com os mesmos 50 artigos e com uma curva acentuada de crescimento para os próximos meses.

Qual a diferença então entre o sucesso e o fracasso ao trabalhar com marketing de conteúdo? O volume de pesquisas mensais e a dificuldade orgânica de cada palavra escolhida.

O Ubersuggest é uma ferramenta bem interessante para te ajudar a planejar de forma eficiente os seus conteúdos e responder as duas informações acima: volume de buscas e dificuldade de indexação.

A primeira coisa que você deve fazer ao iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo é mapear o seu público-alvo, dividi-lo em clusters (subgrupos), gostos e anotar os assuntos que podem ser relevantes para cada perfil que será abordado.

Por exemplo, no nosso caso aqui na Coesão, nosso público-alvo é o empreendedor e empresário, ele se interessa por assuntos de ecommerce, otimização de campanhas, marketing digital e de conteúdo, tecnologia e aplicativos, dentre outros temas.

Feito esse trabalho, você deve acessar qualquer uma destas ferramentas: Ubersuggest (gratuito), SEMrush (pago) ou Keyword Planner (atrelado ao uso de Google Ads) para encontrar as palavras-chaves iniciais da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Vamos supor que você trabalha com marketing de conteúdo em uma universidade. O público-alvo pode ser adolescente buscando uma evolução salarial e profissional.

Esse público pode se interessar por:

  • Melhores cursos
  • Livros para vestibular
  • Detalhes de cada profissão

Neste caso acima, em qualquer uma das três ferramentas apresentadas, você vai jogar esse tema e avaliar o resultado.

Usando o Ubersuggest, a ideia de livros para vestibular tem um volume de 590 pesquisas mensais e grau de dificuldade 44. Essa palavra-chave deve ser eliminada do planejamento por causa dos dois fatores:

  • Volume de pesquisas alto, você não vai escolher nenhuma palavra que tenha mais de 200 pesquisas por mês
  • O grau de dificuldade vai te impedir de ter sucesso em um curto e médio prazo. Escolha por palavras-chaves que tenham uma dificuldade inferior a 15

Desta avaliação que fiz aqui surgiram os seguintes temas:

  • Lista de livros para vestibular
  • Quais livros ler agora o vestibular?
  • Quais são os melhores cursos técnicos?
  • Melhores cursos de psicologia do Brasil
  • O que faz um fiscal sanitário?
  • O que faz um líder de produção?

Desta forma, você vai ser muito mais preciso e terá seus textos chegando mais rápido à primeira página do Google. Assim, o público terá oportunidade de conhecer o seu trabalho e o buscador também começará a avaliar o seu desempenho para futuras indexações.

Este é o principio que uso em nossos clientes aqui na Coesão e sempre colhemos os primeiros resultados orgânicos em pouco mais de dois meses.

Anote aí, no seu planejamento de marketing de conteúdo nunca escolha uma palavra-chave com dificuldade superior a 15 e com volume superior a 200 pesquisas mensais. Siga essa dica nos primeiros seis meses e colha bons resultados.

Depois desse período, abra pequenas exceções. A cada dez artigos você poderá escolher uma palavra-chave que tenha dificuldade maior.

Só escolha palavra-chave com mais de 200 pesquisas mensais depois de esgotar aquelas de volume inferior.

Faça uma planilha de gestão de conteúdo para controlar suas ideias, organizar o que é produzido na redação, colocar um calendário sazonal e também para medir o sucesso depois.

Como produzir um bom conteúdo?

Agora que você já entendeu os critérios para fazer um bom planejamento, na minha missão de te explicar como fazer marketing de conteúdo, chegou o momento de mostrar como produzir um bom conteúdo.

O primeiro passo é colocar a palavra-chave escolhida no Google e avaliar os dez ou vinte primeiros resultados orgânicos.

Faça esse processo, abra cada um dos resultados e avalie o conteúdo que cada página oferece.

Aproveite o editor de texto para anotar o tamanho médio dos artigos que estão no topo, quantas imagens têm em cada conteúdo, algum deles tem vídeo, infográfico ou outro material audiovisual

Esse estudo é necessário para que você tenha em mente o tipo de conteúdo mínimo que terá que produzir.

Um estudo feito nos Estados Unidos avaliou que o tamanho mínimo de um artigo deve ser de 1.200 palavras. O mesmo pode ser aplicado no Brasil? Você terá que avaliar o seu segmento.

Aqui na Coesão, passamos a adotar esse tamanho mínimo de conteúdo para todo material produzido para cada um de nossos clientes.

Na mesma análise, anote os tópicos tratados pelos sites em cada texto e procure abordá-los em seu conteúdo.

Por fim, tenha cuidado para que cada parágrafo tenha no máximo cinco linhas de conteúdo. Isso vai facilitar a vida do leitor no celular. Tenha isso como principio, facilitar a vida do seu leitor, ele pode ser um futuro cliente da sua empresa.

O texto está pronto e as imagens estão otimizadas? Agora é a hora de publicá-lo.

Neste momento você deverá ter um cuidado com a URL, ela também deve ser otimizada. Use apenas a palavra-chave, nada mais.

Expliquei aqui como fazer um bom conteúdo e também o tamanho mínimo que um texto deve ter. Vamos agora forçar a indexação 🙂

Como produzir um bom conteúdo?

Como produzir um bom conteúdo?

Como forçar a indexação do seu conteúdo?

Você usa algum produto do Google? Seja YouTube, Gmail, Analytics, qualquer um desses ou dos outros te dá acesso ao Google Search Console.

Lá, você terá que validar a propriedade do site que estiver trabalhando.

Essa validação pode ser feita por meio de uma TAG ativada no código do site ou por uso do script do Analytics. Depois disso, você terá acesso a vários dados sobre as indexações e também poderá acelerar o rastreio do seu conteúdo.

Logo que você acessar a ferramenta por meio do computador e estiver logado no site que pretende forçar a indexação, no topo do Google Search Console terá a informação: inspecionar qualquer URL, conforme print de tela abaixo.

print Google Search Console

​Exemplo de barra de busca do Google Search Console

Você vai colocar ali o link do conteúdo que acabou de publicar e quer acelerar a indexação.

Depois que fizer isso, clique no botão​ ​solicitar indexação.

Aqui um resumo das telas que vão aparecer no Google Search Console

Aqui um resumo das telas que vão aparecer no Google Search Console

O Google vai fazer uma validação da sua página para desktop e para celulares e retornará com um diagnóstico.

Se a página já foi rastreada, um sinal verde vai aparecer te avisando sobre isso. Se o conteúdo é recente, vai aparecer um botão perguntando: deseja indexar essa página?

Ao afirmar que sim, o Google vai acelerar o processo e sua página estará indexada em questão de minutos. É muito rápido!

Sempre faço isso como nossos textos aqui na Coesão e é um dos segredos para o nosso sucesso nas estratégias de marketing de conteúdo.

Por que preciso forçar a indexação?

O prazo de rastreio do Google não é lógico e não é informado. Por mais que você faça todas as configurações corretas no sitemap, pode levar muito tempo para que o buscador entenda seu site como um produtor recorrente de conteúdo e acelere as varreduras do seu material.

Sempre forço a indexação para acelerar a fase dois da produção de conteúdo e tópico final desse texto em que ensino como fazer marketing de conteúdo. Vamos lá?

Como otimizar seu texto usando dados do Google Search Console?

Exatos 15 dias depois de forçar a indexação do seu texto, volte ao Google Search Console para pegar insights da ferramenta sobre quais termos ele está sendo relacionado e também para avaliar oportunidades de otimização e ampliação.

Por exemplo, fizemos um texto com dicas de vinhos para trazer em uma viagem à Argentina.

Quando voltei para analisar os termos, o Google havia posicionado o meu artigo também para uma dúvida de muitos usuários: quantas garrafas de vinho posso trazer no avião.

Vi ali uma oportunidade para ampliar o meu texto e detalhar os critérios da Receita Federal para este tipo de bagagem.

Foi sensacional!

Uma semana depois, meu texto triplicou de audiência.

Eu estava aparecendo para essa busca secundária na segunda página, com o ajuste o meu texto pulou para a terceira posição do Google.

É muito importante usar os dados de pesquisa que são armazenados no Google Search Console para melhorar o seu artigo. Está é hoje a forma mais eficiente de ampliar o seu tráfego orgânico em curto prazo.

Te recomendo pegar dez artigos e seguir todos os passos que passei aqui e testar a eficiência do processo que sigo sobre como fazer marketing de conteúdo.

Em três meses, peço que volte a esse mesmo texto e publique a sua experiência no campo de comentários. Aceita o desafio?

Se quiser aprofundar mais os estudos nas diversas vertentes do marketing de conteúdo, tenho aqui algumas dicas de como conseguir novos backlinks e também um passo a passo sobre como funciona a redação para SEO.

Se achar que este texto sobre como fazer marketing de conteúdo é importante para outras pessoas, compartilhe agora nas suas redes sociais, eu te agradeço.

Caso tenha alguma dúvida ou necessite de um trabalho profissional para alavancar o seu tráfego orgânico, preencha o formulário abaixo e vamos te ajudar!

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