Como conseguir novos backlinks?

Como conseguir novos backlinks para crescer o tráfego

Como conseguir novos backlinks para crescer o tráfego

Backlink é o que podemos chamar de diamante do mundo digital. Se for bem feito, vale mais do que as famosas bitcoins. Eles são fatores importantes dentro das avaliações que o algoritmo do Google usa para montar uma página de resposta de busca, da sigla original em inglês SERP.

Como conseguir novos backlinks? É fácil? Como saber se um determinado link é bom ou não?

Posso contratar alguém para conseguir backlinks para o meu site?

Fique tranquilo! Vamos ensinar algumas táticas de como conseguir novos backlinks e responder aos questionamento acima.

Você sabe o que é um backlink? Veja aqui o texto em que explicamos detalhadamente.

As diferenças entre os links

De forma bem genérica, qualquer hiperlink (link que seja clicável) pode ser classificado de duas formas: interno e externo.

Internos são os links que você mesmo administra em seu site e que direciona o usuário para determinados diretórios dentro do mesmo domínio.

Externos são os links veiculados em sites terceiros, sejam eles administrados por você ou não. Estes são os famosos backlinks = link de retorno. É deles que tratamos aqui neste texto.

Como conseguir novos backlinks?

Existem várias formas de conseguir novos backlinks, algumas são rápidas outras mais difíceis. Quanto mais difícil, mais valerá a apena. Essa é uma regra básica que abaixo você entenderá o motivo.

As ferramentas de monitoramento de backlinks (Moz, SEMRush, Google Search Console, Ahref) classificam como spam aqueles sites que distribuem links externos (backlinks) de forma fácil. Por isso não é um caminho que você deve dedicar muito tempo.

Cópia de tela da análise de backlinks feita pelo MOZ

Cópia de tela da análise de backlinks feita pelo MOZ

Claro, essa afirmação é válida quando você já tem uma pequena reputação (autoridade de domínio) e quer qualificar os seus indicadores. Quando você não tem nada, seu site é praticamente novo ou sem referência, todo link será valioso. Mas se o seu DA já é superior a 15, é hora de qualificar suas ações para evitar penalizações.

Backlinks de redes sociais

Você pode não atuar ativamente em todas as redes sociais que existem, mas deve criar o perfil da sua empresa nelas.

Pinterest, Linkedin, Facebook, Instagram, Youtube e Twitter são apenas alguns destes locais em que você pode criar uma página e colocar o link de apontamento para o seu site ou para uma página específica, melhorando os indicadores.

Como conseguir novos backlinks em redes sociais

Como conseguir novos backlinks em redes sociais

Backlink de Wikipédia

Já reparou que na maioria das pesquisas que você faz no Google, principalmente quando é sobre uma personalidade ou para entender o conceito sobre algum assunto, a Wikipédia sempre aparece nas primeiras posições?

Se o seu site é referência em determinado assunto ou tem algo a acrescentar, você pode criar um perfil na Wikipédia e editar um conteúdo matriz e colocar o backlink para o seu site.

Por ser uma operação humana sem controle, esses links não tem tanto valor, mas se o seu conteúdo for bom, vai acrescentar ao leitor e trará novas visitas.

O legal dessa operação é que se o seu conteúdo for mesmo muito bom, você pode aparecer em primeiro lugar com seu texto e ainda com um link na Wikipedia em 2º, diminuindo a exposição dos seus concorrentes. Entendeu?!

Por isso que lá em cima falamos que todo link conquistado é válido e deve ser abordado de acordo com a estratégia global de ampliar a audiência orgânica do seu site.

Backlink de fórum

Aqui está um erro muito comum dos profissionais de marketing de performance. As pessoas já estão reunidas em seus nichos na internet por meio de diversos fóruns existentes.

Existem diversos fóruns que juntam gestantes, veganos, gays, fãs de esportes, de séries, youtubers, roqueiros, dançarinos, confeiteiros, motoristas, colecionadores, esotéricos e por aí vai.

Tem uma infinidade de fóruns que você deve mapear aqueles que são pertinentes para o serviço ou produto que está divulgando e criar um perfil lá. Esse é um bom termômetro para medir a aceitação daquilo que quer promover.

Plataformas como Yahoo Respostas e Quora também são boas fontes para conseguir novos backlinks em fóruns.

Backlink de promoções

Respeite o seu consumidor. Quando você faz uma promoção sensacional, o seu próprio cliente te ajudará na divulgação com relatos em redes sociais, em seus respectivos blogs e em sites que propagam estas ações.

Um grande exemplo é o Pelando, um site de nicho promocional que atua para divulgar as promoções que estão acontecendo no momento. Iguais a ele existe uma dezena de outros.

Consiga backlinks com a imprensa

Não importa o tamanho da sua empresa, em algum momento ela precisará aparecer para os seus clientes. E uma das formas mais tradicionais é por meio do uso de uma assessoria de imprensa.

O trabalho pode ser direcionado para empresários do setor ou apenas para a sua cidade, caso a sua empresa atenda apenas o público regional.

Além de trazer visibilidade e ampliar as chances de novos negócios, colocar a sua empresa no mapa dos jornalistas vai abrir as portas para entrevistas sobre assuntos que você e outros funcionários domina e ainda pode conquistar novos backlinks de sites com excelente autoridade de domínio (DA).

Como conseguir novos backlinks com notícias

Como conseguir novos backlinks com notícias

Backlink de parceiros

Outra boa forma de conseguir novos backlinks é por meio da sua rede de contatos. Sua empresa tem uma contabilidade terceirizada? Você atua em parceria com algum restaurante? Seus funcionários usam algum serviço fretado de transporte?

Avalie os contratos da sua empresa com outras que mantenham sites e ofereça a produção de conteúdos ricos para eles em troca de um link para uma página específica.

Essa é uma boa forma de iniciar o seu trabalho para fortalecer a autoridade do seu site e também uma forma simples de como conseguir novos backlinks.

Contrate uma empresa e tenha uma estratégia consistente

Tenha em mente que nem todas as atividades de sua empresa poderão ser realizadas por você ou por equipe interna.

Muitos são os fatores que levam a esta decisão, pra mim, o principal é a atualização constante e comprometimento com resultados.

Ter um funcionário cuidando de estratégia de conseguir novos backlinks pode ser muito eficiente, desde que ele esteja focado exclusivamente nesse objetivo. Caso contrário, você só vai atrasar o crescimento do seu DA e verá os concorrentes ampliando a liderança.

Como conseguir novos backlinks

​Temos a estratégia certa para conseguir novos backlinks

Por causa disso, a nossa recomendação é que você conte com os melhores profissionais e empresas para que o seu papel seja tomar decisões estratégicas para o negócio crescer como um todo.

Aqui na Coesão nós desenvolvemos estratégias personalizadas de crescimento de autoridade de domínio com a conquista de novos backlinks em diversas frentes.

Temos parceiros na imprensa, atuamos em fóruns, Wikipédia, Quora e muitos outros canais para que a sua empresa conquiste novas citações e amplie a sua referência online.

Quantos novos backlinks você quer conquistar por mês? Qual a relação atual do seu site com os concorrentes do setor? Nós fazemos essas avaliações para apresentar uma proposta consistente e realista.

Acima apresentamos 7 formas diferentes de conseguir novos backlinks para trabalhar e melhorar a reputação do seu site. Você pode atuar em todas, desde que com uma estratégia bem estabelecida de marketing de conteúdo para que o seu site apareça nas primeiras posições.

A recomendação é que você trabalhe a estratégia de conseguir novos backlinks atrelada a uma produção nova de conteúdo/ revisão em seu site, sempre respeitando a fórmula 80/20.

80% do esforço deve ser concentrado em trabalhar o seu site com conteúdos ricos, landing pages, infográficos, pesquisas e tudo mais que possa agregar informação ao leitor.

20% do seu esforço pode ser aplicado em estratégias de conquistar novos backlinks.

Essa atuação em conjunto vai fortalecer a presença do seu site na SERP e elevar seus links às primeiras posições.

Se você precisar de uma consultoria profissional para melhorar a autoridade do seu site, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato contigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *