
O mundo digital mudou muito a forma de consumo e as pessoas estão mais exigentes e participativas. As marcas precisam inovar e ter uma presença ativa neste universo e também diversificar essa atuação para serem relevantes e lembradas.
“Fiz um site, mas ele não gera vendas…”
“As pessoas seguem meu perfil, mas os pedidos não chegam…”
“Os meus números estão bem estagnados…”
Se você é um pequeno ou grande empresário e já passou por alguma das dificuldades acima e deseja aprender como atrair clientes pela internet, então veio ao local certo.
Apresento a seguir uma série de etapas que devem ser seguidas para atingir o seu objetivo!
Cinco dicas de como atrair clientes pela internet
Ter sucesso no mundo digital não é algo inatingível. Mesmo para pequenos empreendedores, com uma boa estratégia e dedicação é possível conquistar uma audiência fiel online e ter sucesso na venda de serviços ou produtos.
Você pode atrair clientes pela internet com o uso de diversas estratégias. Abaixo selecionei cinco das mais eficientes. Confira!
Explore os ADs – Promover produtos ou serviços por meio de anúncios online é uma das formas mais rápidas e eficientes de aumentar o tráfego e as vendas.
Algumas plataformas permitem segmentar o público-alvo por idade e interesse, outras pedem a definição de palavra-chave (keyword). Por fim, também é possível fazer um remarketing para buscar um usuário que abandonou o processo de compra.
O desempenho com uma campanha de anúncio vai depender do investimento que você tem disponível e também do nível de conhecimento de quem for otimizar as ações diárias.
Algumas plataformas de anúncios são:
- Google ADs
- Facebook ADs
- OLX
- Uol Links

Tenha presença social – Você sabe bem quem é o seu público-alvo? Conhece os seus interesses? Faça essa análise e descubra em qual ou quais redes sociais ele está presente.
Depois desta identificação, é hora então de ajustar a linguagem. Não use o mesmo conteúdo redigido para o Facebook no Twitter ou Instagram, por exemplo.
Cada rede social pede uma estratégia única! Seja eficiente, original e criativo. Você precisa convencer o consumidor a confiar na sua marca.
Algumas das redes sociais mais usadas no Brasil são:
- Youtube
- Tik Tok
- Snapchat
Faça conteúdo eficiente – Se o seu site tiver muita informação de qualidade para o público-alvo, logo ele estará bem posicionado no Google e outros buscadores e terá muito tráfego orgânico.
Por isso, defina as personas que interessam ao seu negócio. Depois, investigue assuntos que sejam relevantes e produza conteúdo rico e que supere as expectativas.
Esse material vai melhorar o posicionamento orgânico do seu site e é uma maneira bem eficiente de atrair clientes pela internet. Porém, vale ressaltar que SEO exige paciência e consistência para alcançar bons resultados.
Estabeleça parcerias – Você conhece todos os seus fornecedores? Sabe facilmente identificar como eles ajudam a sua empresa na sua jornada diária?
Identifique os parceiros em potencial e faça ações cruzadas para o público dele, mostrando os resultados que você teve com a solução que ele oferece.
Essa abordagem pode acontecer no blog, no site, nas redes sociais, por e-mail …
Em contrapartida, ofereça a ele para fazer o mesmo do seu lado, com os seus clientes.
Uma vez eu li uma frase, não lembro a íntegra, mas explicava que “juntos podemos alcançar um melhor desempenho em menor tempo.”
Seja rápido e explore essa tática para atrair mais clientes pela internet e saia na frente dos seus concorrentes.

Crie vídeos – O consumo de vídeo online cresce a cada dia. Plataformas como YouTube e Instagram são excelentes para explorar esse formato de conteúdo e despertar o interesse do público-alvo.
É necessário ter uma linguagem que seja pertinente com a plataforma explorada e ao público que deseja alcançar com o material que for produzido.
Invista em captação e edição, aperfeiçoe a técnica de storytelling, atraia clientes online com uma boa estratégia de vídeos e alcance bons resultados.
Conclusão
É fácil conseguir atrair clientes pela internet? Não, mas também não é difícil. Aprenda como montar um bom plano de ação e defina bem os seus KPIs para ajustar a execução da estratégia.
A internet oferece diversas formas de chegar ao consumidor final e você precisa ter os seus indicadores bem claros e eles devem ser factíveis. Depois disso, faça um bom trabalho de BI (business intelligence) para entender qual iniciativa é a mais efetiva e lucrativa e invista nela!
Caso precise, conte com a estrutura da Coesão para alavancar o seu marketing de conteúdo e atrair mais visitas orgânicas. Fale conosco!
Depois de ler todas as dicas de como atrair clientes pela internet, aproveite e para entender como colocar o seu site no topo do Google e também como iniciar uma estratégia de link building.