Aprenda como fazer uma auditoria de backlinks
Backlinks são os famosos hiperlinks distribuídos por páginas ou sites e que se tornaram os diamantes do universo digital. É tão raro conseguir links de boa qualidade que fazer auditoria de backlinks dos seus sites e dos concorrentes é uma tarefa que deve ser feita periodicamente.
De forma natural, seu site ganha e perde backlinks com frequência, mas a qualidade deles pode mudar com o tempo, rebaixando ou elevando a autoridade do seu domínio (DA).
Primeiro, vamos falar da importância dos backlinks?
O Google usa diversos fatores para definir quais são os sites que serão exibidos a cada pesquisa realizada, e tudo isso acontece em milésimos de segundos. Acredite!
Autoridade de domínio + qualidade do seu conteúdo + velocidade do site + taxa de rejeição + navegabilidade
Fatores determinantes para o SEO
A soma dos indicadores acima determinará o ranking e posicionamento final do seu site na busca orgânica.
Existem fatores de rankeamento que SÃO controlados:
- qualidade do conteúdo
- velocidade do site
- navegabilidade
Existem fatores de rankeamento que NÃO controlados:
- autoridade de domínio
- taxa de rejeição
Como você pode perceber, é importante tomar vários cuidados com o seu conteúdo e com o carregamento do site para que ele seja mostrado e então conseguir a validação do usuário, reduzindo a taxa de rejeição.
Além deste indicador que você não conseguirá controlar, o Google leva em conta a autoridade de domínio para estabelecer o potencial de concorrência de suas páginas.
Bem, agora que já li que os backlinks são muito importantes na minha estratégia de marketing de conteúdo para atrair mais visitantes orgânicos, como posso melhorar os indicadores que contribuem para aumentar a minha nota de autoridade de domínio?
Ferramentas para auditoria de backlinks
Abaixo segue uma série de ferramentas, gratuitas ou pagas, que você deve usar com frequência para monitorar na auditoria de backlinks e também nas atividades para elevar a autoridade de domínio.
- UberSuggest
- SEMrush – Backlinks Audit
- Google Alerts
- Google Search Console
- Prepost SEO – Domain Authority Checker
- MOZ – Link Explorer
- Ahrefs
Nesta etapa você deverá saber primeiramente quais são os sites que apontam algum link para o seu, quais são os assuntos referenciados e também que tipo de apontamento que ele faz. Eles podem ser:
Follow (Do follow) e No Follow
Como determinar se um backlink é bom ou não?
Partindo do princípio anterior, existem apenas duas classificações iniciais sobre os backlinks: ele é follow ou no follow.
- Follow é o hiperlink de um site que comunica ao Google que a sua reputação deve ser levada em conta e transferida ao link recomendado
- No follow é o hiperlink de um site que comunica ao Google que a sua reputação NÃO deve ser levada em conta e transferida ao link recomendado
Nem todo link no folow é negativo. Quer um exemplo?
A Wikipédia é um canal colaborativo que permite a diversas pessoas a colaborar com a produção de conteúdo e a inclusão de links de referência.
Este link recebido da Wikipédia é qualificado como no follow, porém, o Google enxerga como uma ação natural e também permite que usuários do site acessem o seu e também tenham boas experiências.
Principalmente no início dos trabalhos, qualquer link conta. Então, não ignore esta possibilidade 🙂
Como saber se a minha estratégia está boa?
É importante que a proporção seja maior de links follow x no follow. Neste sentido, usamos aqui uma média parecida ao paralelo de Pareto. Entre 60% e 80% dos links devem ser follow para que a sua estratégia seja saudável.
Depois, você deverá então avaliar o Spam Score do domínio de apontamento e checar se o link recebido é tóxico ou não. Este indicador é importante, já que o Google faz essa validação para evitar que alguém burle e industrialize a captura de novos backlinks.
A SEMRush atualizou as informações referentes aos backlinks, classificando as âncoras em 7 fatores:
- money – hiperlink posicionado apenas em keyword otimizada
- compound – hiperlink posicionado em termos compostos entre marca e keyword otimizada
- branded – hiperlink posicionado apenas em termos da marca
- organic – hiperlink em termos aleatórios
- other – hiperlink solto, tem uma otimização clara
- naked e empty – links soltos sem um hiperlink
Na última atualização, o Google passou a ignorar links classificados como money e compound. Sendo assim, use a mesma regra anterior para avaliar a qualidade dos seus backlinks.
Ou seja, entre 60% e 80% dos seus backlinks devem ter hiperlinks branded, organic, other, naked e empty, deixando uma pequena parcela para aqueles classificados como money e compound.
O que determina a autoridade de um domínio?
A empresa Moz, uma das responsáveis por auditar a autoridade de domínio (DA), antigo pagerank, define uma nota final, que é uma equação dos resultados de autoridade de domínio + autoridade de página.
Os indicadores são construidos a partir de:
- tempo de existência do domínio (data do registro)
- quantidade de links de domínios diferentes que o seu site recebe algum apontamento
- qualidade dos links recebidos
- quantidade de links tóxicos recebidos
Nestes indicadores acima, existem domínios que têm mais valor do que outros, apenas por sua existência. A prioridade segue esta abaixo:
- Sites .edu e .gov valem ouro. Qualquer oportunidade que você tiver de conquistar um link de um domínio que tenha esta extensão, aproveite!
- Sites do país de atuação e mesmo idioma também têm bom valor
- Sites que tratam do mesmo tema, mesmo que sejam .blogspot, .net ou extensões inferiores
O foco da auditoria de backlinks é descobrir se os links conquistados são de alta autoridade, mas que tenham também sites de baixa qualidade para que o Google compreenda que a sua estratégia tem um crescimento de forma natural. Esse é o caminho do sucesso!
Como comentei acima, no início, todo link conta. Depois você deve aperfeiçoar suas estratégias para conquistar os backlinks mais valiosos.
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